segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Pegue leve!

Bem-estar e gravidez tardia; alterações físicas e piscológicas; a importância de reduzir o ritmo; exercício físico; respirações que acalmam; soluções para problemas comuns
A gravidez é um período de intensa mudança – e grandes surpresas – na vida da mulher. Conforme o bebê cresce e seu corpo se expande, os órgãos da mulher se reacomodam, mudam a postura, as feições, o peso. À medida que os hormônios se alternam, seus humores e emoções oscilam. A gravidez cansa, impõe restrições alimentares, limita seus movimentos, muda sua sexualidade e sua auto-imagem, traz desconforto, dores e riscos. Por mais que sonhe e deseje ser mãe, uma mulher de 40 anos dificilmente deixará de sentir o impacto físico e emocional de tudo isso.
O título desse capítulo contém uma das chaves para a mulher madura que quer ter uma gravidez tranqüila. O primeiro passo é entender que este não é um período corriqueiro da vida. É, antes, um momento no qual a maneira como você se alimenta, trabalha, dorme e se sente incidirá diretamente sobre o progresso da gravidez e o desenvolvimento do bebê. Mais do que qualquer outra, a gestação após os 40 anos precisa ser vivida com prazer, bem-estar, qualidade – e sem correria.


Uso responsável da energia

Essa idéia contraria a noção corrente que apregoa a gestação como uma fase normal (leia-se: produtiva) da vida. As imagens da mídia e da publicidade sugerem invariavelmente que é possível viver a gravidez sem alterar a rotina, sem abrir mão do desejo de desempenhar profissionalmente – e sem mudar de manequim. Certamente a mulher pode trabalhar na gravidez, seja ela executiva, atriz ou operária. A realidade, porém, é que poucas se sentirão tão dispostas a enfrentar jornadas longas e a correr atrás de prazos impossíveis quanto se sentem normalmente.
A concepção e a gestação são milagres da vida. No caso das mulheres com 40 anos ou mais, a oportunidade de gestar um filho é algo ímpar e precioso. Lembre-se disto quando precisar fazer frente à pressão para viver e trabalhar como as mulheres que não estão grávidas. Diante desse desafio, muitas optam por se esforçar duplamente na gravidez. Cuidado: as gestantes que se gabam de conseguir “fazer tudo” no trabalho são candidatas a sofrer de insônia, a desenvolver hipertensão, a darem à luz antes do tempo ou a terminar a gestação de repouso.
Se você quer ter uma gravidez saudável, acostume-se à idéia de reduzir a tensão, a carga de trabalho e as exigências em relação a você mesma. E lembre-se: sua saúde e a do bebê dependem de você assumir uma atitude responsável diante da administração de seu tempo e de sua energia.

Fonte: Livro de autoria da Dra. Silvana Chedid Grieco , Gravidez aos 40.



Agende sua consulta:
Clínica Chedid Grieco de Medicina Reprodutiva
Fone (11) 3266-7733.
e-mail : chedidgrieco@chedidgrieco.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário