quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Box: Quer se acalmar? Respire.


.
Quando se sentir ansiosa e sem sono, tente praticar essa respiração calmante da ioga antes de ir para a cama. Sente-se em uma cadeira ou poltrona confortável, com a coluna ereta. Una o polegar e o indicador da mão esquerda, que fica pousada em seu colo. Com o dedo médio da mão direita, obstrua a narina direita. Inspire pela esquerda. Segure o ar nos pulmões e mova o dedo para a narina esquerda, fechando-a. Expire pela narina direita. Inspire pela mesma narina. Segure o ar, troque o dedo de lugar, obstruindo a narina direita. Expire pela narina esquerda.

Repita por cinco minutos, ou até se sentir cansada.

 Estresse: pare antes de chegar lá

      É possível que, mesmo grávida, você tenha de dar conta de uma lista longa de tarefas, tanto no trabalho quanto em casa. Tentar cumpri-las a qualquer preço, pulando refeições e sacrificando horas de sono e lazer, não é uma estratégia que vá levá-la muito longe na gravidez. Equilibrar atividade e repouso, tensão e relaxamento, emoções negativas e prazeres é essencial para ter uma gestação saudável. Mal-estar, nervosismo e sono perdido se acumulam, gerando irritabilidade, exaustão e dor física. Em uma palavra, estresse – uma condição séria, que predispõe ao aumento da pressão e ao parto prematuro, entre outros problemas.

Para desmontar esta armadilha, procure ficar atenta aos sinais orgânicos. Quanto mais consciência você tiver do próprio corpo, melhores serão suas chances de se adaptar às mudanças da gravidez. Respeite seus novos padrões de sono e suas necessidades alimentares. Se tiver vontade de fazer um intervalo no trabalho, faça; se sentir que deve parar de fazer um determinado exercício, pare. 

Para administrar melhor o dia-a-dia, evitando o estresse:

 Priorize: Refaça sua lista de tarefas, adiando e delegando a outros o que for possível e antecipando o que for prioritário. Talvez você possa, por exemplo, adiar o MBA noturno que havia planejado fazer para quando o bebê completar seis meses.

  Reveja sua agenda: Desimpeça sua rotina, eliminando atividades que tragam mais estresse do que benefício: um curso em um bairro distante, uma atividade voluntária em um horário difícil. Limite o número de compromissos por período e reserve tempo diário para dedicar-se a uma atividade física ou relaxante.

 Poupe-se: Principalmente no fim da gravidez, selecione seus compromissos sociais. Se a festa não for de amigos queridos, economize sua energia (e pernas) e faça um programa caseiro: fique em casa assistindo em DVD filmes que você perdeu no cinema, leia, chame alguns amigos para testar uma nova receita.


Faça massagem: Desde que seja feita por um profissional credenciado, a massagem é um ótimo recurso na gravidez. Sessões semanais aliviam a sobrecarga sobre as juntas, a insônia, as cãibras e as dores do nervo ciático, lombares e cervicais. A drenagem linfática, suave e lenta, ajuda a reduzir a retenção de líquidos.

 Medite: Defendido por religiões e filosofias diversas, o exercício da meditação ajuda a descansar a mente, reduzindo a confusão de vozes interiores e favorecendo a clareza, a concentração e os estados de tranquilidade. Há centenas de meditações possíveis, envolvendo exercícios respiratórios, visualizações, cantos e até movimento. Um exercício básico é sentar-se confortavelmente em um lugar tranqüilo e, de olhos fechados, concentrar-se na respiração, percebendo sua ação sobre o corpo e seu ritmo.


Fonte: Livro de autoria da Dra. Silvana Chedid Grieco , Gravidez aos 40.




Agende sua consulta:
Clínica Chedid Grieco de Medicina Reprodutiva
Fone (11) 3266-7733
e-mail : chedidgrieco@chedidgrieco.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário