terça-feira, 27 de setembro de 2011

Ioga: uma opção a considerar (Medicina Reprodutiva)

Embora nem todas as suas posições possam ser executadas por mulheres grávidas, a ioga é uma das atividades físicas mais adequadas à gestação. Fundamentada em uma visão global de saúde, que não separa a busca de flexibilidade corporal e de tranqüilidade interior, a prática tem uma ação conhecida sobre emoções e hormônios, favorecendo um equilíbrio que ajuda a reduzir as oscilações de humor, a ansiedade e os medos característicos da gestação. 
                Fisicamente, a ioga alonga e fortalece as musculaturas posterior e pélvica, que são as mais exigidas pela gravidez e o parto. A prática ajuda a sustentar o peso da barriga e a compensar a sobrecarga produzida pela mudança do eixo de equilíbrio da mulher na gravidez. Também “amplia” o espaço disponível para o bebê, ao abrir os espaços intervertebrais. Tonificados, os músculos da vagina e do assoalho pélvico ficam mais aptos a ajudar a expulsar o bebê no parto – e resistentes a rupturas. 
                Outras bênçãos da ioga para as grávidas são as posições invertidas, que ajudam a reduzir inchaços; as práticas meditativas, que acalmam e melhoram o sono; e os exercícios respiratórios, que podem ser usados contra estados de ansiedade. Mas é importante lembrar que tanto a ioga como qualquer atividade física só deve ser feita com liberação do médico obstetra que faz o acompanhamento pré-natal.

Problemas e soluções
                Algumas queixas são recorrentes entre as gestantes. Depois dos 40 anos, dores e fadiga, assim como a retenção de líquido, podem ser mais intensas. Algumas soluções simples podem amenizar os principais desconfortos da gestação, que são:

Azia e enjôoè
A alimentação fracionada alivia a azia, que piora quando o estômago está muito cheio, e reduz o enjôo, que se agrava quando ele fica muito tempo vazio. O gengibre é um remédio natural contra náusea; adicione um pouco da raiz ralada em sucos e molhos. 

Constipação è
Os hormônios da gravidez afetam o funcionamento do intestino, que fica mais lento. Previna a constipação tomando um copo de água por hora e aumentando o consumo de fibras (legumes e verduras cruas, frutas, cereais, germe de trigo, aveia). Ameixa, laranja e mamão têm propriedades laxantes.

Dor nas costasè
O crescimento da barriga altera o centro de gravidade da gestante. Conforme o abdôme se projeta para a frente, a curvatura da coluna lombar se acentua, gerando uma lordose que causa dor. Para preveni-la, evite usar salto alto e carregar peso. Durma de barriga para cima, com um travesseiro sob os joelhos. Se tiver dor, deixe a água quente cair sobre a região lombar, no banho, ou aplique bolsa de água quente. Deitada de lado, use a mão para fazer uma bolinha de tênis rolar sobre a região lombar, aplicando um pouco de pressão para aliviar a tensão muscular. 

Dor nas pernas è
Cãibras lancinantes no meio da noite, sensação de fadiga no fim do dia. De uma forma ou de outra, as pernas doem na gravidez. A pressão do bebê sobre os nervos da pelve e o sobrepeso da gestação são alguns dos responsáveis, além das alterações metabólicas da gravidez. Exercitar as pernas, caminhando ou nadando, ajuda. Também é aconselhável poupá-las, evitando andar de salto e ficar em pé por longos períodos. Sempre que possível, deite-se. 

 Dor nos pésè
Para aliviar a dor na fáscia plantar, sente-se em uma cadeira e role uma bola de tênis sob um dos pés, descalço. Aplique pressão para fazer a bola deslizar em círculos por toda a planta, do calcanhar aos dedos. Repita a massagem no outro pé. 

Falta de arè
A pressão do bebê sobre o diafragma pode aumentar a sensação no último trimestre da gravidez. Sentada, experimente inspirar contando até dois, reter o ar contando até dois e expirar lentamente, contando até quatro. Repita até sentir-se melhor. 

 Hemorróidas è
A tendência à constipação e o aumento da pressão abdominal, que comprime as veias pélvicas podem agravar as hemorróidas, veias dilatadas ao redor do ânus ou do reto. Para preveni-las, consuma mais fibras e líquidos, tente ficar menos tempo sentada e descanse todos os dias com as pernas elevadas. Compressas de chá de camomila podem ajudar, na crise.

Fonte: Livro de autoria da Dra. Silvana Chedid Grieco , Gravidez aos 40.



Agende sua consulta:
Clínica Chedid Grieco de Medicina Reprodutiva
Fone (11) 3266-7733
chedidgrieco@chedidgrieco.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário