terça-feira, 27 de novembro de 2012

FERTILIDADE E NUTRIÇÃO

Infertilidade é uma doença definida pela falha em se obter gravidez após 12 meses ou mais de relações sexuais regulares e desprotegidas. Avaliação do status reprodutivo antes do período de 12 meses é justificada conforme histórico e exame físico do casal avaliado. A avaliação também pode ser mais precoce em mulheres com mais de 35 anos de idade, após período de seis meses de tentativa. Estima-se que 10 a 20% dos casais sofrem de infertilidade. Parece haver um aumento dessa incidência na população geral devido principalmente ao aumento da idade das mulheres quando desejam engravidar e a mudanças de estilo de vida, seja pelo tabagismo, etilismo e ate mesmo devido a alterações nos hábitos alimentares.
A relação entre obesidade e fertilidade tem ganhado cada vez mais atenção devido ao rápido aumento na incidência de obesidade principalmente no mundo desenvolvido. 
Do ponto de vista da nutrição, para se atingir o objetivo da concepção é importante um índice de massa corporal (IMC) dentro do nível de eutrofia (adequado), que varia de 18,5 a 24,9 kg/m². Obtendo-se esse peso adequado, algumas conseqüências quem vem com obesidade tendem a se estabilizar, há melhora da ação da insulina, do cortisol, liberação de homocisteína e diminuição do estresse oxidativo, que estão diretamente relacionados à fertilidade masculina e feminina.
A perda de peso saudável deve gradativa. De acordo com alguns consensos de até 1 kg por semana, além disso a dieta não deve ser muito restritiva, pois desta forma, pode ser mantida por mais tempo, evitando assim, o "efeito sanfona".
A perda de peso de 5 a 10% já restabelece a função ovariana e melhora a resposta à indução a ovulação.
A restrição energética da dieta não é o único ponto importante para se atingir o peso adequado e melhorar a fertilidade, é importante a ingestão de alimentos ricos em vitaminas e minerais, e especificamente neste tema, os mais importantes são as antioxidantes.
Alguns exemplos:
Vitamina A
A deficiência desenvolve a degeneração e queda do número de espermatozóides. A melhor maneira para ingerir a vitamina A é consumir alimentos com o seu precursor: Betacaroteno.
Alimentos fonte: cenoura, mamão, manga, abóbora, batata doce, pimentão vermelho, aspargos, ervilhas, brócolis, salsa, espinafre, couve-flor e óleo de fígado de bacalhau, ovos, entre outros.
Vitaminas do Complexo B
Conhecidas como “vitaminas do estresse” - participam da formação do sistema nervoso saudável e do balanço hormonal. Sua deficiência pode levar ao excesso de estrogênio, dificultando a fertilidade.
Alimentos fonte: grãos integrais , carnes em geral, laticínios, oleaginosas, entre outros.
Vitamina C
Melhora a mobilidade e quantidade de espermatozóides. Parece ser responsável pela função ovariana e desenvolvimento do ovo. Importante para a barreira imunológica;
Alimentos fonte: frutas como laranja, limão, cajú, goiaba, kiwi, acerola, morango, e vegetais: tomate, brócolis, couve-flor, aspargos, couve-manteiga,  pimentão, folhosos, alimentos enriquecidos, entre outros.
Vitamina D
Melhora da secreção e ação da insulina, melhora da ovulação, maior probabilidade de gravidez após FIV (fertilização in vitro).
Alimentos Fonte: Ovos, carne vermelha, peixes e laticínios – EXPOSIÇÃO AO SOL, com moderação!
Vitamina E
Melhora a qualidade dos espermatozóides e função reprodutiva.
Alimentos fonte: germe de trigo, grãos integrais , nozes, óleos vegetais e animais, entre outros.
Flavonóides
Prepara o útero para implantação do ovo, por tonificar e aumentar a resistência das paredes dos vasos capilares, fortalecem a mulher contra o aborto.
Alimentos fonte: brócolis, couve-flor, repolho , pimentão verde, chá verde, maçã, azeitona, alface, cacau, cebola, vinho tinto, entre outros.
Zinco
Presente no plasma seminal.
A deficiência pode levar a níveis mais baixos de testosterona e inibição da espermatogênese.
Relacionado a quantidade de espermatozóides, motilidade progressiva, capacidade de fertilização;
Alimentos fonte: ostras, carne bovina, fígado de galinha, carne de peru escura, feijões, germe de trigo, amêndoas, leveduras, entre outros.
Selênio
A maior parte do selênio encontrado está no sêmen. Esse mineral é tão importante quanto o zinco para a produção de esperma saudável.
——Alimentos fonte: grãos integrais e ovos.
Ácido fólico (vitamina B9)
——Essencial durante a gravidez; ↓ defeitos do tubo neural de 50 para 70 % quando as mulheres obtêm a quantidade suficiente de ácido fólico.
O momento mais importante para evitar esses defeitos é durante as primeiras semanas após a concepção.
——Alimentos fonte: cereais enriquecidos , feijões, espinafre, suco de laranja , abacate, couve-de-bruxelas e frutas e vegetais em geral.
Fibras
A fibra retarda a absorção de açúcares no intestino, impedindo uma grande onda de insulina após a refeição. A recomendação é de, aproximadamente, 25 gramas ao dia.
——Alimentos fonte: cereais integrais, aveia em flocos, farelo de trigo, frutas com casca, vegetais em geral.
Além disso, é interessante o consumo de alimentos considerados "moduladores" de hormônios, estes são ricos em antioxidantes e compostos fitoquímicos que irão melhorar o metabolismo de uma forma geral.
Há ainda, alimentos considerados "moduladores", pois melhoram a ação de alguns hormônios diretamente relacionados à fertilidade como insulina e cortisol e diminuem inflamação, contribuindo para o emagrecimento.
São eles:
Aveia: rica em beta-glucana uma fibra solúvel reponsável pela ↓ índice glicêmico dos alimentos, controle de LDL, melhora de obstipação intestinal – rica em triptofano  que ajuda no ↑ da serotonina, controlando compulsão por doces.
Biomassa ou farinha de banana verde: contêm amido resistente que tem ação semelhante a fibra alimentar. Não é absorvida pelo organismo, sendo fermentada no intestino pelas bactérias benéficas, melhorando a saúde intestinal. Além disso, é um alimento que ↓ o IG de alimentos que contêm carboidratos fazendo com que a glicose seja liberada e absorvida  lentamente, prevenindo e controlando diabetes e peso corporal.
Canela: contem cinamaldeído, o que confere um poder antimicrobiano a esta especiaria, além disso, contem cromo e polifenóis, que melhoram a sensibilidade à insulina e controlam a glicemia (estimula sinalização intracelular de insulina).
Cacau: composto de 37% de catequinas, 4% de antocianinas e 58% de procianidinas. Melhoram sensibilidade à insulina, modulam cortisol, LDL, e pressão arterial.
Chá verde: contêm polifenóis que são antioxidantes, diminuem portanto, o estresse oxidativo, aumentam a lipólise, controlam a glicemia e colesterol e previne contra cânceres, contem L- teanina, um amonoácido que ajuda no controle do bom funcionamento do cortisol.
Oleaginosas e abacate: ricos em beta-sitosterol e glutationa. Substâncias antioxidantes que controlam cortisol e estresse oxidativo.
Azeite de oliva: rico em tirosol e hidroxitirosol,  lignanas , fitoesteróis e o beta-sitosterol, também têm efeitos no estresse oxidativo e controle de perfil lipídico (colesterol).
Cúrcuma: reduz expressão de mediadores pró-inflamatorios, melhora a resistência a insulina e controle glicêmico, efeito supressor da angiogênse no tecido adiposo, favorecendo o emagrecimento e diminuição do % de gordura.
Hibisco e Romã: Por serem ricos em flavonóides, (romã tem ácido elágico), atuam como poderosos antioxidantes, auxiliando no combate aos radicais livres, prevenção de câncer, diminuição da gordura circulante do plasma e do fígado e controle de glicemia.
Pimenta vermelha (Capsaicina): Possui a capacidade de reduzir a quantidade de radicais livres no organismo por modular a formação de moléculas pró-inflamatórias através de ações sobre a ciclo-oxigenase (COX-2), prostaglandinas (PGE2) e fator de necrose tumoral (TNF-α), que estão associadas com doenças crônicas não transmissíveis, como diabetes, aterosclerose e câncer.
Batata yacon: in natura reduz até 70% da glicemia pós prandial (após as refeições) – rica em FOS
Óleo de coco: rico em TCM - utilizado como alimento, controla a glicemia, reduz gordura abdominal e é um ótimo antifúngico e antibactericida, pois possuiu acido láurico e caprilico em sua composição. Obs: Procure um profissional nutricionista para saber a quantidade ideal de consumo.
Café: melhora sensibilidade à insulina, previne DM II (diabetes tipo 2), deve-se ter cuidado, pois seu excesso causa desequilibrio ciclo do cortisol fazendo o efeito inverso. A recomendação de até 2 xícaras de café ao dia!
Ômega 3: antinflamatório, modulador de insulina e cortisol. Essencial! Quem não consome peixe pelo menos 3 vezes por semana deve suplementá-lo. Obs: Procure um profissional nutricionista para saber a quantidade ideal de suplementação.
Cereja (in natura): rica em triptofano. Diminui compulsão por doces, melhora humor (boa para a TPM), controla níveis de serotonina.
Além da alimentação, é importante a exclusão de alguns hábitos nocivos que também estão diretamente relacionados a uma maior probabilidade de infertilidade como: fumo, álcool, excesso de café, sedentarismo, excesso de corantes, medicamentos e agrotóxicos, além do próprio estresse do dia a dia.
Permita-se cuidar de você! Invista em sua saúde física, mental e espiritual.






Nenhum comentário:

Postar um comentário