terça-feira, 12 de junho de 2012

Gravidez ectópica e tubária

O que é gravidez ectópica e gravidez tubária

A gravidez ectópica é uma complicação na qual o ovo fertilizado é implantado em outro tecido que não é a parede uterina. A maioria das gravidezes ectópicas ocorrem no tubo de falópio e é chamada gravidez tubária, porém a implantação do ovo também pode ocorrer no cérvix, ovários e abdômen. Em torno de de 1% das gravidezes são ectópicas, e destas 98% ocorrem nos tubos de falópio (gravidez tubária). O feto produz enzimas que o permitem implantar em variados tipos de tecidos, desta forma uma embrião implantado em outro lugar que não seja o útero pode causar muitos danos ao tecido no esforço de conseguir suprimento suficiente de sangue.
Em uma gravidez ectópica típica o embrião não alcança o útero, ao invés disso adere ao revestimento do tubo de falópio resultando em gravidez tubária. O embrião implantado entoca-se ativamente no revestimento tubário. Geralmente isso invade vasos e causa sangramento. O sangramento intra-tubário expele o embrião implantado provocando aborto tubário. Algumas mulheres acham que estão tendo menstruação quando na verdade está ocorrendo um aborto tubário. Algumas vezes, o sangramento pode se forte o suficiente para ameaçar a saúde e vida da mulher. Geralmente esse nível de sangramento é devido a atraso no diagnóstico, mas algumas vezes a implantação pode invadir as proximidades de uma artéria, causando sangramento forte mais cedo do que o usual.

Se não for tratada, em torno de metade das gravidezes ectópicas resolve por aborto tubário. O advento do tratamento com metotrexato diminuiu a necessidade de cirurgia, porém a intervenção cirúrgica ainda é necessária em casos de gravidez tubária nos quais o tubo de falópio se rompeu ou corre o risco de romper.

Sintomas da gravidez ectópica

Os primeiros sintomas da gravidez ectópica são sutis, ou pode não haver sintomas iniciais. A apresentação clínica da gravidez ectópica ocorre em média 7 semanas depois do último ciclo menstrual normal, com variações de 5 a 8 semanas. Os primeiros sinais de gravidez ectópica são:
* Dor no abdômen inferior e inflamação.
* Dor ao urinar.
* Sangramento vaginal geralmente leve.
* Dor com os movimentos intestinais.

Pacientes com gravidez ectópica mais avançada geralmente experimentam dor e sangramento. Esse sangramento pode ser tanto vaginal quanto interno. Sangramento interno mais severo pode causar:
* Dor pélvica, abdominal ou lombar.
* Dor nos ombros.
* Cólicas em um dos lados da pélvis.

Os sintomas da gravidez ectópica podem ser similares a outras doenças como apendicite, desordens gastrointestinais, problemas no sistema urinário, doença inflamatória pélvica e outros problemas ginecológicos.

Diagnóstico da gravidez ectópica

Pode-se suspeitar de gravidez ectópica se a mulher, que for sexualmente ativa e capaz de engravidar, tiver dor no abdômen inferior e sangramento incomum. Uma elevação anormal dos níveis de Beta hcg no sangue pode indicar gravidez ectópica. Níveis mais elevados de Beta hcg com ultra-som não mostrando gravidez intrauterina são evidências para presumir que existe gravidez ectópica. Se o resultado foi incerto, pode ser necessário repetir depois de alguns dias o teste de sangue e ultra-som. Caso os níveis de Beta hcg caiam ao repetir o teste, isso sugere fortemente um aborto ou ruptura. Se o ultra-som mostrar um saco gestacional com coração fetal no tubo de falópio, isso é uma evidência clara de gravidez tubária. Laparoscopia ou laparotomia podem ser feitas para confirmar visualmente a gravidez ectópica.

Tratamento não cirúrgico da gravidez ectópica

O tratamento precoce da gravidez ectópica com antimetabólito metotrexato tem mostrado ser uma alternativa viável ao tratamento cirúrgico. Se administrado no início da gravidez, o metotrexato pode cessar o crescimento do embrião e provocar a interrupção da gravidez.

Tratamento cirúrgico da gravidez ectópica

Se já ocorreu hemorragia, a intervenção cirúrgica pode ser necessária caso haja evidência de perda de sangue em progresso. Fazer ou não a cirurgia é muitas vezes uma decisão difícil.

Complicações decorrentes da gravidez ectópica

A complicação mais comum é a ruptura com sangramento interno, que pode ocasionar choque. Morte devido à ruptura é rara em mulheres com acesso a instalações médicas modernas. Infertilidade ocorre em 10% a 15% das mulheres que tiveram gravidez ectópica.
 
 FONTE:copacabanarunners.net/



Tire suas dúvidas sobre infertilidade ,reprodução humana, FIV, agende uma consulta com a Dra.Silvana Chedid no Instituto Valenciano de Infertilidade IVI São Paulo.
Fone: (11)3266-7733
E-mail:chedidgrieco@chedidgrieco.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário