quinta-feira, 22 de março de 2012

Estudo revela: pílula anticoncepcional não engorda

Você com certeza já ouviu alguma amiga falar - isso se não foi você mesma quem disse: “engordei tomando pílula“. Há quem diga que os hormônios da pílula anticoncepcional são os grandes vilões, responsáveis por nos dar uns quilinhos extras; mas estudos feitos em várias partes do mundo estão levando esse mito por água abaixo. Uma análise publicada pelo Cochrane Database Systematic Reviews revela que as pílulas não possuem o “efeito engordativo“, ao contrário do que a gente sempre achou.
Dois estudos foram fundamentais para chegar a essa conclusão. O primeiro foi feito com dois grupos de mulheres - um grupo tomando a pílula, e outro placebo. E nenhum dos grupos apresentou ganho significativo de peso. O segundo estudo foi feito com mulheres entre 18 e 26 anos, todas atletas, inseridas num grupo que tomava anticontraceptivo oral. As demais mulheres eram um grupo de controle e o resultado após 2 anos: nenhuma delas ganhou peso tomando a pílula.
Ou seja: o negócio é cuidar da saúde e da alimentação. Sempre!

fonte: TN Online

Tire suas dúvidas sobre infertilidade ,reprodução humana,FIV, agende uma consulta com a Dra.Silvana Chedid: IVI São Paulo
Fone: (11)3266-7733
E-mail:chedidgrieco@chedidgrieco.com.br 

segunda-feira, 19 de março de 2012

Mulheres em período fértil são mais receptivas a flerte, diz estudo

Uma pesquisa da Universidade de Portsmouth, na Grã-Bretanha, sugeriu que as mulheres ficam mais receptivas a flertes masculinos durante seu período mais fértil do mês.


Como parte do estudo, os cientistas pediram a 16 mulheres que analisassem figuras contendo diferentes expressões faciais – desenhadas a partir de expressões masculinas reais – e as classificassem segundo o grau de intensidade de flerte que elas sugeriam.
Depois, os cientistas pediram que outras 47 mulheres dessem notas aos mesmos modelos.
Eles perceberam que as mulheres que estavam nas fases mais férteis do ciclo menstrual preferiram consistentemente com mais frequência as expressões consideradas mais sugestivas.
Para os cientistas, a pesquisa reforça evidências de que as preferências sexuais femininas podem mudar durante o ciclo menstrual.

‘Fórmula mágica’

"É difícil definir o que constitui o flerte, e muito dele pode ser algo que percebermos sem nos dar conta", disse psicólogo evolucionista Edward Morrison, que liderou o estudo.
"Mas parece que, na ausência de outras evidências, as ‘propriedades sociais’ dos movimentos faciais influencia como julgamos a atratividade."
Entretanto, disse Morrison, "a ciência ainda está a um longo caminho de descobrir a fórmula mágica daquilo que atrai a atenção das mulheres em um homem".
O estudo foi divulgado em um artigo na publicação científica Archives of Social Behaviour

Fonte: bbc


Tire suas dúvidas sobre infertilidade ,reprodução humana,FIV, agende uma consulta com a Dra.Silvana Chedid: IVI São Paulo
Fone: (11)3266-7733
E-mail:chedidgrieco@chedidgrieco.com.br 

sexta-feira, 16 de março de 2012

Maconha 'pode impedir gravidez', sugere estudo

Pesquisadores dizem que fumar maconha pode afetar concepção
O consumo de maconha pela mulher no período da concepção pode impedir a gravidez ou provocar complicações, indica um estudo feito com ratos.
Pesquisadores da Vanderbilt University em Nashville, no Tennessee, descobriram que a substância THC (delta-9-tetrahydrocannabinol) presente na maconha pode impedir o embrião de alcançar o útero. O artigo foi publicado na revista científica Journal of Clinical Investigation.
Para os cientistas, o estudo é uma indicação de que fumar maconha pode levar ao aborto ou à gravidez ectópica (quando o embrião se desenvolve fora do útero, no tubo falopiano) em seres humanos.
Segundo os pesquisadores, a incidência desse tipo de anomalia aumentou significativamente na última década.
Quando uma pessoa fuma, o THC se acopla a dois receptores no corpo chamados CB1 e CB2.
Essa "união" é responsável pela sensação agradável vivenciada pelo fumante.
Mas os receptores CB também estão presentes em espermatozóides, óvulos e nos embriões recém-formados.
Eles estão associados ao desenvolvimento embrionário no início da gravidez.
Quando ratas grávidas foram expostas ao THC, a droga interferiu no funcionamento dos receptores CB1.
"Acredito que o efeito não seja permanente, mas fumar maconha pode fazer subir o índice de THC, interferindo na primeira fase da gravidez", disse Sudhansu Dey.
Ele acrescentou que a substância pode interferir também nos processos naturais antes da fertilização.
A porta-voz do Royal College of Obstetricians and Gynaecologists Virginia Beckett disse que é difícil avaliar o efeito da maconha na fertilidade de seres humanos porque existem muitos outros fatores.
Mas acrescentou que as mulheres certamente devem evitar fumar a droga se quiserem engravidar.

Fonte: BBC

Tire suas dúvidas sobre infertilidade ,reprodução humana,FIV, agende uma consulta com a Dra.Silvana Chedid: IVI São Paulo
Fone: (11)3266-7733
E-mail:chedidgrieco@chedidgrieco.com.br  


quinta-feira, 15 de março de 2012

Cientistas descobrem mutação genética responsável por miomas

Tumores benignos são importante causa de infertilidade

Cientistas finlandeses e suecos descobriram a mutação genética que causa os miomas uterinos, tumores benignos que afetam 60% das mulheres na faixa dos 45 anos, o que consideraram um grande passo para um futuro tratamento.

- Trata-se de um grande passo para compreender por que se formam estes fibromas, e embora ainda seja muito cedo para desenvolver tratamentos específicos, esperamos que este seja o princípio dessa viagem, afirmou o professor Lauri Aaltonen da Universidade de Helsinque, diretor da pesquisa publicada nesta quinta-feira na revista "Science".

Os fibromas ou miomas uterinos estão por trás da maioria das operações de histerectomía (retirada do útero que às vezes vem acompanhada da de ovários) em mulheres a partir dos 45 anos.

Embora sejam tumores benignos, aproximadamente metade dos casos causam dor abdominal e um sangramento anormal, e são uma importante causa de infertilidade.

Os pesquisadores da Universidade de Helsinque e do Instituto Karolinska de Estocolmo, estudaram a estrutura genética dos fibromas e determinaram a sequência de mais de 20 mil genes humanos em uma série de 18 tumores.

O estudo feito em cerca de 200 fibromas, revelou mutações no gene MED12 em até 70% dos tumores analisados.

O fato de que um número tão elevado de miomas mostre estas mutações alimenta as esperanças de que no futuro possam ser desenvolvidos tratamentos específicos com base nestes resultados, concluiu o estudo.

Fonte: R7

Tire suas dúvidas sobre infertilidade ,reprodução humana,FIV, agende uma consulta com a Dra.Silvana Chedid: IVI São Paulo
Fone: (11)3266-7733
E-mail:chedidgrieco@chedidgrieco.com.br  

quarta-feira, 14 de março de 2012

Menstruação irregular pode indicar problemas de saúde

Ciclos inconstantes podem estar relacionados a diabetes e sobrepeso


Ciclos menstruais irregulares (que duram mais de 42 dias) podem ser um sinal de problemas futuros de sobrepeso, diabetes e doenças cardíacas em adolescentes, afirma pesquisa publicada na revista Fertility and Sterility.
Após analisar mais de 300 meninas entre 14 a 19 anos, o especialista Charles Glueck, do Centro de Metabolismo e Colesterol do Hospital Judaico de Cincinnati, nos Estados Unidos, considerou que é um erro não se preocupar com ciclos menstruais irregulares. Segundo ele, isto não é normal e mesmo em jovens adolescentes não deve ser ignorado.
As adolescentes analisadas pelo estudo que não registraram atrasos apresentaram Índice de Massa Corporal (IMC) de 26,8 contra os 37,8 de IMC das meninas com ciclos inconstantes. Aos 25 anos de idade, os níveis de açúcar no sangue e insulina também eram maiores entre as mulheres que disseram ter ciclos irregulares.
Segundo a endocrinologista Alice Chang, da UT Southwestern Medical Center, a resposta pode estar nos ovários, que responderiam às mudanças no metabolismo, tal como o aumento de insulina. Para ela, é provável que os ciclos irregulares sejam causados por problemas prévios de saúde, como o diabetes.
A Síndrome dos Ovários Policísticos, problema que causa a infertilidade, é uma possibilidade levantada pela médica para os atrasos no ciclo menstrual. “Quando diagnosticado precocemente, a síndrome pode ser tratada com muito sucesso”, afirmou Chang.

Fonte:(Com Agência Reuters)

Tire suas dúvidas sobre infertilidade ,reprodução humana,FIV, agende uma consulta com a Dra.Silvana Chedid: IVI São Paulo
Fone: (11)3266-7733
E-mail:chedidgrieco@chedidgrieco.com.br 

terça-feira, 13 de março de 2012

Sêmen de proveta

Um grupo de cientistas da Universidade de Newcastle, na Inglaterra, liderado pelo biólogo iraniano Karim Nayernia, anunciou uma nova utilização para as células-tronco embrionárias na medicina. Com elas, a equipe conseguiu criar esperma humano em laboratório. No experimento, células-tronco masculinas deram origem a células progenitoras do espermatozóide com conteúdo genético completo, ou seja, 46 cromossomos.

Após um processo de maturação e meiose, a divisão característica da formação de células sexuais, cada célula deu origem a dois espermatozóides com 23 cromossomos. Os espermatozóides são idênticos aos criados naturalmente pelo sistema reprodutor masculino, com cabeça, cauda e proteínas capazes de ativar um óvulo durante a fertilização.

O anúncio do sêmen criado em laboratório levanta evidentes questões éticas. Caso ele seja usado para fecundar um óvulo, a criança resultante não terá um pai. Sua linhagem genética, do lado masculino, será herdada do embrião cujas células-tronco foram utilizadas para produzir espermatozóides. O biólogo Nayernia se apressa em esclarecer que o objetivo de seu estudo não é criar seres humanos em laboratório, mas desenvolver linhas de pesquisa para curar a infertilidade masculina. "Nosso estudo se destina a decifrar em detalhes como o esperma se forma e, dessa forma, entender por que alguns homens são inférteis", escreve ele no relatório da pesquisa.

No Brasil, as pesquisas com células-tronco embrionárias foram liberadas no ano passado. O biólogo iraniano já foi vítima do preconceito contra seu uso nos laboratórios. Durante dez anos, no início de sua pesquisa sobre o sêmen artificial, ele trabalhou na Georg-August University, em Gottingen, na Alemanha. Era obrigado a usar células embrionárias de ratos porque as leis alemãs proíbem experimentos com embriões humanos. Há três anos Nayernia decidiu se mudar para a Inglaterra, onde não há essa restrição, para dar continuidade aos estudos. Com a publicação da pesquisa, seus esforços foram recompensados.


Fonte: Veja


Tire suas dúvidas sobre infertilidade ,reprodução humana,FIV, agende uma consulta com a Dra.Silvana Chedid:Clínica Chedid Grieco de Medicina Reprodutiva
Fone: (11)3266-7733
E-mail:chedidgrieco@chedidgrieco.com.br 

quarta-feira, 7 de março de 2012

Casal gay registra filha fruto de fertilização in vitro

Mais um grande passo em busca do fim do preconceito contra homossexuais no Brasil. Mailton e Wilson Alves Albuquerque, juntos de forma estável há pelo menos 15 anos, comemoraram o nascimento da primeira herdeira, Maria Tereza Alves Albuquerque, registrada em cartório como filha dos dois, fruto de uma fertilização in vitro.
Mailton e Wilson, que moram em Recife, dizem que nutriam o sonho da paternidade há pelo menos 10 anos, mas esbarravam nas leis restritivas no País em relação a fertilização in vitro. Quando em janeiro de 2011, o Conselho Federal de Medicina (CMF) resolveu alterar a resolução do estatuto e dar direito a prática a toda e qualquer pessoa capaz, o casal viu, finalmente, a chance de realizar o sonho de toda uma vida.
Os dois afirmam que são privilegiados por nunca terem sofrido qualquer forma de descriminação por parte de suas famílias, pelo contrário, eles sempre apoiaram incondicionalmente. No caso de Maria Tereza, foram usados espermatozoides doados por Wilson e introduzidos em uma prima de Mailton, que concordou em “emprestar” o útero. O casal já planeja um irmãozinho para a filha, dessa vez usando o material genético de Wilson.

Fonte: revistabrasileiros.com.br

Tire suas dúvidas sobre infertilidade ,reprodução humana,FIV, agende uma consulta com a Dra.Silvana Chedid:Clínica Chedid Grieco de Medicina Reprodutiva
Fone: (11)3266-7733
E-mail:chedidgrieco@chedidgrieco.com.br

sexta-feira, 2 de março de 2012

Menstruação Sincronizada: o que é

Menstruação é a causa fisiológica do período fértil da mulher, que se dá caso não haja a fecundação do ovócito, permitindo a eliminação periódica, do endométrio uterino (ou mucosa uterina). Essa descamação é acompanhada de sangue. Isto ocorre porque os ovários reduzem muito a secreção de hormônios, e estes por vários mecanismos, reduzem o estímulo ao endométrio, cujas células morrem e descamam. Este fenômeno ocorre, em média, de 28 em 28 dias, e tem uma duração de 3 a 7 dias.

A menstruação sincronizada

Também conhecida como sincronia menstrual, relatado em 1971, em que os ciclos menstruais de mulheres que viveram juntas (como em casas e prisões e conventos e bordéis e dormitórios, ou quartéis), teriam de se sincronizar ao longo do tempo. A existência de sincronia menstrual ainda não foi definitivamente estabelecida e estudos que a investigam têm sido controversos. A descoberta sobre a menstruação sincronizada foi realizada pela psicóloga Martha McClintock, em 1971.

Os ferormônios são odores não captados pelo olfato humano que são exalados naturalmente pelo corpo. No reino animal, eles são responsáveis pelo “efeito macho”, quando após sentirem o odor do macho, todas as fêmeas entram no cio na mesma época para aumentar a reprodução. Em vez de atuar no próprio organismo, agem no da outra pessoa.

Depois de perceberem a sincronização dos ciclos menstruais entre colegas de dormitório da faculdade, uma pesquisa sobre o assunto surgiu na Universidade de Chicago, nos Estados Unidos. Cientistas deixaram o cheiro (pelo suor) de uma mulher perceptível ao olfato das outras participantes. No fim dos estudos, a maioria delas menstruava na mesma época.

Para se considerar a existência de sincronização os autores utilizam o chamado índice de sincronia. Esse é a medida da diferença entre o tempo entre os inícios das menstruações das duas mulheres e ¼ do tempo médio entre duas menstruações dela. Por exemplo, em um ciclo médio de 28 dias, o valor esperado para a diferença entre os inícios das menstruações é de sete dias (¼ do ciclo) e se o valor encontrado for de cinco dias, é considerado que houve sincronia, mesmo que as menstruações das duas mulheres não coincidam em nenhum dia.

Assim, é considerado que haja uma tendência à sincronização menstrual em mulheres que convivem demais, mas a sincronização real ainda não foi comprovada.

fonte:R7

Tire suas dúvidas sobre infertilidade ,reprodução humana,FIV, agende uma consulta com a Dra.Silvana Chedid:Clínica Chedid Grieco de Medicina Reprodutiva
Fone: (11)3266-7733
E-mail:chedidgrieco@chedidgrieco.com.br

quinta-feira, 1 de março de 2012

Cientistas isolam célula-tronco produtora de óvulos

Médicos pensavam que mulheres nasciam com número limitado de óvulos.
Descoberta pode levar a tratamentos de fertilidade.

Uma pesquisa publicada neste domingo (26) pela revista científica “Nature Medicine” descobriu no ovário de mulheres em idade reprodutiva células-tronco capazes de produzir novos óvulos.
A descoberta quebra um paradigma da medicina. Desde a década de 1950, é consenso entre os especialistas que as fêmeas de todos os mamíferos nascem com um número limitado de óvulos. Quando esse estoque termina, chega a menopausa.
“O objetivo primário do estudo era provar que células-tronco produtoras de oócitos [óvulos] existem de fato no ovário de mulheres durante a vida reprodutiva, o que nós acreditamos que esse estudo demonstra muito claramente”, afirmou Jonathan Tilly, autor do estudo, em material de divulgação do Hospital Geral de Massachusetts, nos EUA.
O que, para os pesquisadores, é uma “demonstração muito clara” já vinha sendo buscada havia alguns anos. Em 2004, um estudo demonstrou pela primeira vez que as fêmeas poderiam continuar produzindo células reprodutivas ao longo da vida sexual.
Agora, os cientistas pretendem transformar a descoberta em tratamentos contra a infertilidade feminina. Eles também acreditam que seja possível prolongar o período fértil da vida de uma mulher.
Fonte: G1.

Tire suas dúvidas sobre infertilidade ,reprodução humana,FIV, agende uma consulta com a Dra.Silvana Chedid:Clínica Chedid Grieco de Medicina Reprodutiva
fone: (11)3266-7733
e-mail:chedidgrieco@chedidgrieco.com.br