segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Mulher fica mais bonita no período fértil, diz estudo

Se uma mulher parecer mais bonita e sedutora que o normal, sem mudanças perceptíveis na roupa e no penteado, é bom o casal tomar cuidado: a chance de ela estar no período fértil de seu ciclo menstrual é razoável. O estudo feito pelo psicólogo evolucionista Craig Roberts e seus colegas da Universidade de Newcastle (Reino Unido) sugere que a mulher parece mais atraente nessa fase.

Se as conclusões estiverem corretas, pode cair por terra um velho dogma sobre a biologia reprodutiva humana. Afinal, as fêmeas de boa parte dos parentes mais próximos do Homo sapiens fazem propaganda agressiva de seu período fértil.

O fenômeno, apelidado de estro, deixa a genitália das chimpanzés e de outras macacas muito inchada e vermelha. O resultado é que ninguém no bando consegue deixar de notar que há fêmeas férteis, e instaura-se uma disputa intensa para ver quem as fecunda primeiro. Desnecessário dizer que isso não é exatamente ideal para promover a cooperação entre os machos primatas.

Ao longo da evolução, as fêmeas ancestrais da humanidade moderna foram perdendo essa característica, ou ao menos é o que se pensava. Uma série de vantagens sociais para os humanos teria surgido daí, como a competição menos acirrada e até a monogamia. "Mas nosso artigo mostra que o período de fertilidade é menos escondido do que pensávamos antes", afirma Roberts, 35.

Fotos e fatos

No estudo, que está na versão on-line da revista científica britânica "Biology Letters" , o psicólogo de Newcastle e seus colegas da Universidade Carlos, em Praga (República Tcheca), convidaram para uma sessão de fotos 48 mulheres, clicadas durante seu período fértil (do 8º ao 14º dia do ciclo menstrual) e infértil (do 17º ao 25º dia).

Não foram feitas fotos durante a fase menstrual ou de tensão pré-menstrual. "O fotógrafo sabia o que estava acontecendo, mas as mulheres, não", conta Roberts.

Depois, a foto da mesma mulher numa fase e na outra era mostrada a voluntários de ambos os sexos (cerca de 120 no Reino Unido e na República Tcheca), que tinham de identificar qual lhes parecia mais bonita. Foram usadas também versões das fotos em que o cabelo e as orelhas eram obscurecidos, "para evitar a possibilidade de que houvesse uma influência do estilo de cabelo no julgamento", diz o pesquisador.

Em todos os casos, mais de 50% dos homens ou mulheres escolheram a imagem da fase fértil como mais atraente: 54,2% dos homens e 58,4% das mulheres em Praga, e 54,6% das mulheres e 50,6% dos homens em Newcastle a preferiram à outra foto. As diferenças são pequenas, mas significativas, diz Roberts: o grupo fez as contas e verificou que as chances de esse resultado surgir por acaso são apenas de uma em mil.

Para o pesquisador, o resultado sugere que, afinal de contas, fêmeas humanas também têm uma técnica sutil para atrair parceiros (e aumentar suas chances de ter filhos) no seu período fértil.

O fato de que outras pessoas do sexo feminino percebam isso com mais facilidade tem uma explicação, segundo Roberts: "As fêmeas da maioria das espécies são mais seletivas do que os machos. A evolução parece tê-las moldado para serem mais capazes de fazer esse julgamento, como o fato de elas enxergarem melhor as cores na nossa espécie. Elas simplesmente são mais sensíveis a essas sutilezas", avalia.

Fonte: Folha de S.Paulo.

Tire suas dúvidas sobre infertilidade ,reprodução humana,FIV, agende uma consulta com a Dra.Silvana Chedid:

Clínica Chedid Grieco de Medicina Reprodutiva
fone: (11)3266-7733
e-mail:chedidgrieco@chedidgrieco.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário