segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Fertilização in vitro: a transferência de três ou mais embriões deve ser evitada em qualquer idade. Indicadores prognósticos, como a idade, devem orientar a transferência de um ou dois embriões

A transferência eletiva de um único embrião tem sido proposta como uma estratégia para reduzir o risco de nascimentos múltiplos e os resultados adversos da gravidez após fertilização in vitro (FIV). No entanto, ainda não está claro se esta abordagem deve ser restrita a mulheres jovens.


Em um estudo prospectivo do Reino Unido, publicado pelo The Lancet, realizado pela UK Human Fertilisation and Embryology Authority, foi investigado se o número de nascidos vivos varia de acordo com o número de embriões transferidos, em relação à idade materna. Foram comparadas as taxas de nascidos vivos, nascimentos múltiplos, baixo peso ao nascer (<2,5 kg), nascimento pré-termo (<37 semanas), prematuridade grave (<33 semanas) em mulheres com menos de 40 anos e naquelas com 40 anos ou mais.
Foram avaliados 124.148 ciclos de FIV, com 33.514 nascidos vivos. A razão de probabilidade de nascimentos vivos foi maior em mulheres com 40 anos ou mais do que naquelas com menos de 40 anos, quando dois embriões eram transferidos em comparação com embrião único, mas a diferença absoluta em risco de nascidos vivos foi menor. A razão de probabilidade e as diferenças de risco absoluto de nascimento múltiplo, nascimento prematuro e baixo peso ao nascer foram menores em mulheres com 40 anos ou mais do que em mulheres mais jovens (análises foram feitas em 32.732 ciclos em que havia um nascido vivo e os dados sobre a idade gestacional e o peso ao nascer estavam completos). As taxas de nascimentos vivos não aumentaram com a transferência de três embriões, mas o risco de resultados perinatais adversos aumentou.
A transferência de três ou mais embriões, em qualquer idade, deve ser evitada. A decisão de transferir um ou dois embriões deve ser baseada em indicadores prognósticos como a idade.

Fonte: The Lancet, publicação online, de 12 de janeiro de 2012


Tire suas dúvidas sobre infertilidade ,reprodução humana,FIV, agende uma consulta com a Dra.Silvana Chedid:
Clínica Chedid Grieco de Medicina Reprodutiva
fone: (11)3266-7733
e-mail:chedidgrieco@chedidgrieco.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário