terça-feira, 31 de maio de 2011

Estudo diz que cafeína pode reduzir fertilidade em mulheres

Descoberta pode ajudar a compreender as causas da gravidez ectópicaA cafeína pode reduzir a atividade muscular das trompas, que levam os ovos contidos no ovário até o ventre da mulher. Este foi o resultado de uma pesquisa realizada em ratos na Faculdade de Medicina da Universidade de Nevada, nos Estados Unidos, e publicada no Jornal Britânico de Farmacologia.

Os óvulos humanos são muito pequenos e precisam viajar para o útero para que uma mulher tenha uma gravidez bem-sucedida. Porém, ainda sabe-se muito pouco sobre como os ovos se movem através dos tubos musculares uterinos. Ao estudar os tubos em camundongos, o professor Sean Ward e sua equipe descobriram que a cafeína inibe o funcionamento normal de algumas células nas paredes do tubo, prejudicando o movimento do óvulo em direção ao útero. Isso oferece uma explicação sobre por que as mulheres que consomem muita cafeína, muitas vezes, demoram mais para engravidar do que aquelas que não consomem, afirma Ward.

O benefício desta descoberta, segundo Ward, não se resume apenas a ajudar as mulheres com dificuldade para engravidar. Uma melhor compreensão da forma que as trompas trabalham vai auxiliar os médicos a tratarem inflamações pélvicas e doenças sexualmente transmissíveis com mais eficácia, explica. Além disso, a descoberta pode ajudar a compreender as causas da gravidez ectópica, quando os embriões ficam presos e começam a se desenvolver dentro do tubo de falópio da mulher.

Fonte: idMed




Agende sua consulta:
Clínica Chedid Grieco de Medicina Reprodutiva
Fone (11) 3266-7733
e-mail: chedidgrieco@chedidgrieco.com.br

Banho de sol pode melhorar a fertilidade masculina

Homens que estão pensando em ter filhos podem correr para a praia ou para a piscina. Isto porque um estudo realizado com 340 homens constatou que a vitamina D, produzida pelo corpo quando exposto ao sol, ajuda a melhorar consideravelmente a qualidade dos espermatozoides, segundo divulgou o jornal britânico Daily Mail.

Segundo cientistas da Universidade de Copenhagen, a vitamina D melhora a mobilidade e velocidade das células reprodutoras masculinas, colaborando para que cheguem mais fortalecidas ao óvulo, conseguindo penetrá-lo mais facilmente. Apenas metade dos participantes da pesquisa possuíam quantidades insuficientes de vitamina D, segundo os pesquisadores, que disseram que a exposição ao sol poderia explicar porque muitos casais conseguem engravidar durante férias e feriados prolongados.

O sol é a principal fonte de vitamina D, que ajuda a regular os níveis de fósforo e cálcio no organismo, além da manutenção da saúde óssea.

Fonte: Dourados News



Agende sua consulta:
Clínica Chedid Grieco de Medicina Reprodutiva
Fone (11) 3266-7733
e-mail: chedidgrieco@chedidgrieco.com.br

Mulher com dois úteros dá a luz a gêmeos em Minas Gerais

Uma mulher de 38 anos, que teve uma gravidez inusitada, deu à luz gêmeos na manhã de quarta-feira (25), em Três Pontas, no Sul de Minas Gerais. Ela possui uma má-formação chamada útero Didelfo, que fez com que, durante a formação do órgão reprodutor, uma divisão surgisse fazendo com que as partes ficassem completamente separadas. Cada um dos filhos foi formado em um útero diferente. Os dois bebês nasceram de cesariana, a menina Isabella com 2,8 quilos e Mateus com 2,21 quilos. Segundo os médicos, a mãe passa bem e os bebês são saudáveis.
De acordo com a ginecologista, que a acompanha desde os primeiros meses de gestação, a fecundação e a formação dos fetos foram semelhantes a uma gestação de gêmeos fraternos que é quando dois espermatozóides fecundam dois óvulos, mas, em vez de duas placentas em um único útero, os bebês foram gerados em dois órgãos reprodutores diferentes.

Fonte: g1.globo.com/minasgerais



Agende sua consulta:
Clínica Chedid Grieco de Medicina Reprodutiva
Fone (11) 3266-7733
e-mail: chedidgrieco@chedidgrieco.com.br



quarta-feira, 18 de maio de 2011

Em entrevista ao programa Vida Melhor, a Dra. Silvana Chedid fala sobre exames pré-nupciais



Agende sua consulta:
Clínica Chedid Grieco de Medicina Reprodutiva
Fone (11) 3266-7733
e-mail: chedidgrieco@chedidgrieco.com.br

Atividades físicas cooperam na gravidez

Quando a gravidez é descoberta, a mulher deve continuar com o mesmo ritmo de vida? Quem pratica exercícios, pode continuar? É importante a atividade física para a gestante? São dúvidas que são comuns nas cabeça das futuras mamães.

Quem já pratica atividade física, pode e deve continuar, no entanto deve diminuir a intensidade dos exercícios, a não ser em caso de alguma contraindicação, como presença de sangramentos ou dores fortes. O médico deve sempre ser consultado a respeito.

Ter uma atividade física na gravidez é muito importante, pois ajuda no controle de peso e diminui a chance de desenvolvimento de doenças que podem surgir nesse período, como o diabetes gestacional. Os exercícios devem ser praticados com ajuda de um profissional. Algumas atividades físicas são mais indicadas como a hidroginástica, yoga, pilates, exercícios aeróbicos leves e musculação com pequenas cargas.

Exercícios aeróbicos são permitidos desde que a gestante realize um controle rigoroso da frequência cardíaca.

Fonte: Diário do Grande ABC





Agende sua consulta:
Clínica Chedid Grieco de Medicina Reprodutiva
Fone (11) 3266-7733
e-mail: chedidgrieco@chedidgrieco.com.br

sexta-feira, 13 de maio de 2011

1° Palestra de dúvidas em Reprodução Humana

clique no link abaixo para fazer sua inscrição

A clínica Chedid Grieco realizará no dia 04 de junho, a partir das 08:30 hrs, palestra com o intuito de esclarecer dúvidas sobre fertilidade e tratamentos de infertilidade para o público geral que tenha dúvidas sobre o tema. A palestra contará com a presença da equipe médica da Dra. Silvana Chedid e acontecerá na Rua Maestro Cardim, 407 Flat Mercure Central Towers – Bela Vista (Próximo ao Hospital Beneficência Portuguesa).

quarta-feira, 11 de maio de 2011

Dicas da Nutricionista!


Dicas para a Perda de Peso
·                Reduzir o número de calorias necessárias;
·                Aumentar o fracionamento das refeições (comer em média a cada 3 horas, realizando assim de 5 a 6 refeições por dia);
·                Aumentar a atividade física (no mínimo 30 minutos de caminhada por dia, todos os dias);
·                Eliminar em média de 225 g a 675 g/semana (= 900 g a 2,7 kg/mês);
·                Modificação do estilo de vida.

Coma à vontade!
Existem alguns alimentos que é possível comer o quanto quiser. Eles são repletos de nutrientes. Depois que os carboidratos e proteínas estão equilibrados em cada refeição, e se ainda estiver com fome, os “alimentos livres" poderão ser utilizados sempre que quiser (nas refeições ou nos lanches).
            Frescos, grelhados, assados ou em uma salada com azeite, vinagre e temperos. Enquanto que nos países do Mediterrâneo o azeite é usado abundantemente, manteiga e margarina são usadas raramente, a taxa de doença cardíaca é muito menor do que nos Estados Unidos. E para ajudar na fertilidade, o azeite possui um benefício mais atraente: ele reduz a resistência à insulina. Há muitos tipos maravilhosos de azeite no mercado que acrescentam uma tonelada de sabor, mesmo quando usado em pequenas quantidades.
            Só não é permitido consumir os “alimentos livres” com cremes e molhos à base de queijo. Enquanto eles podem ser saborosos, estes molhos podem ter carboidratos ocultos e geralmente contêm um pouco de gordura saturada. As hortaliças em si são "livres", mas os molhos que usa sobre elas não são.
            Aqui está a lista dos brindes:
ü     abobrinha, alcachofra (folhas e coração), aspargos, aipo, alho, alface (todos os tipos), algas, acelga, abóbora (todos os tipos), agrião,
ü     beterraba, brócolis, berinjela,
ü     couve-flor, chicória, couve chinesa, cebolinha, couve-manteiga, couve-de-bruxelas, chicória, cogumelos, cebola, chás de ervas
ü     ervilha, escarola, erva-doce, espinafre,
ü     gelatina diet, goma de mascar diet
ü     mostarda,
ü     nabo,
ü     pepino, pimenta (todos os tipos, incluindo os pimentões),
ü     rabanete, repolho (branco, verde e roxo),
ü     salsa, sucos artificiais diet
ü     tomates,
ü     vagem.
Quer conquistar melhor qualidade de vida sem abrir mão do sabor, procure um nutricionista!

Fonte: Dra. Érica Cristina da Silva Lopes - Clinica Chedid Grieco - Serviço de Nutrição


Agende sua consulta:
Clínica Chedid Grieco de Medicina Reprodutiva
Fone (11) 3266-7733
e-mail: chedidgrieco@chedidgrieco.com.br

segunda-feira, 2 de maio de 2011

Risque a fase de cólicas do seu calendário menstrual

Se quando assiste a comerciais mostrando aquelas modelos que encaram normalmente os quatro dias de menstruação, sua vontade é jogar um vaso contra a televisão (e nem precisa ser época de TPM), respire fundo. Mais de 50% das mulheres em idade fértil sentem calafrios só de olhar o calendário e notar que a fase de cólicas está chegando. Dos 12 aos 30 anos, esse é um problema comum , afirma a ginecologista Silvana Chedid, diretora da clínica Chedid Grieco.

Simplificando, o mal aparece em consequência das contrações realizadas pelo útero para eliminar o sangue. Ou seja, quanto mais intenso for o fluxo da mulher, mais fortes são as cólicas , explica a médica. Mas se você já está cansada de saber o que está por trás de tanto sofrimento e quer mesmo é arranjar uma solução para ele, precisa experimentar nossas dicas. Reunimos algumas soluções simples e muito eficazes para acabar de vez com esse martírio.

1. Analgésicos e antiinflamatórios: Algumas mulheres tem cólicas mensalmente. Para elas, lançar mão de algum remédio pode ser a melhor saída. Mas só faça isso depois de consultar um médico , afirma a ginecologista. (fique alerta aos perigos da hipocondria)

2. Anticoncepcionais à base de hormônios: A pílula ou outros métodos do gênero tem ação comprovada contra as dores de quem pena com o fluxo muito intenso. Como ela diminui a intensidade do fluxo, as cólicas também acabam diminuindo , associada a doutora Silvana Chedid. (Agende os exames que garantem sua saúde íntima)

3. Bolsa de água quente. O calor alivia as dores porque relaxa os músculos, dilata os vasos capilares e produz o bem-estar.

Fonte: Minha Vida


Agende sua consulta:
Clínica Chedid Grieco de Medicina Reprodutiva
Fone (11) 3266-7733
e-mail: chedidgrieco@chedidgrieco.com.br