quarta-feira, 26 de outubro de 2011

As chances de ter gêmeos

Saiba porque o número de gêmeos não-idênticos cresceu nos últimos anos

O principal motivo do crescimento do gêmeos não idênticos é a reprodução assistida. Isso porque, para que aumentem as chances de gravidez, os especialistas costumam implantar mais de um embrião no útero. Mas existem também outras evidências. Segundo pesquisa publicada na revista científica Journal of Reproductive Medicine, dieta rica em produtos lácteos também aumentaria a possibilidade de gravidez gemelar. 

Outro fator seria a idade materna. De acordo com estudo da Universidade Vrije, na Holanda, o nascimento de gêmeos é mais comum entre mães acima dos 35 anos. Por conta de mudanças hormonais, elas seriam mais suscetíveis a produzir vários óvulos num ciclo. A incidência de gêmeos também é maior entre as afrodescendentes. 

Genético ou cultural


Para determinarem a origem de uma doença ou característica, os cientistas estudam os gêmeos idênticos que são geneticamente iguais. Assim, pode-se descobrir se as causas são genéticas, externas ou os dois. Se um distúrbio é genético, ele aparece em ambos. Se aparece em um só, consideram-se outras razões, como o ambiente. 

Não confunda os múltiplos 

Acredite: apesar de toda a atenção, é comum mães de gêmeos se atrapalharem, sim! Veja as dicas da enfermeira obstetra Márcia Regina da Silva: 

·Na maternidade, os recém-nascidos ganham pulseiras com o nome da mãe e os números 1, 2, 3. Mantenha-as em casa até se acostumar à feição das crianças. 
·Vesti-los com roupas iguais só piora a situação. 
·Se forem meninas idênticas, que tal usar brincos diferentes? 
·E não se esqueça de anotar num caderno os horários das mamadas e das trocas de fraldas de cada um, assim nenhum dos bebês corre o risco de ficar com fome! 

Fonte: Revista Crescer.



Agende sua consulta:
Clínica Chedid Grieco de Medicina Reprodutiva
Fone (11) 3266-7733
chedidgrieco@chedidgrieco.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário