quarta-feira, 6 de abril de 2011

Segundo pesquisas medicamento contra queda de cabelo pode provocar disfunção sexual

Um estudo realizado pela Universidade George Washington, nos Estados Unidos (e divulgado pela publicação médica "Journal of Sexual Medicine"), aponta que a finasterida, medicamento utilizado em grande escala contra a queda de cabelos, tem um efeito colateral: pode provocar a redução do desejo sexual e, em casos mais graves, impotência. Isso mesmo após a interrupção do uso.

A questão é que os fabricantes da finasterida já citavam essa possibilidade na bula, mas negam que os efeitos continuassem após a suspensão do tratamento contra a calvície. A pesquisa foi realizada com 71 homens entre 21 e 46 anos com reclamações sobre o produto: os problemas sexuais persistiam por cerca de 40 meses após a interrupção. Os especialistas alertam que o resultado do estudo mostra que os homens devem ser avisados dos riscos.
O efeito da finasterida age da seguinte forma: bloqueando a atividade da enzima 5-alfa-redutase, responsável pela transformação do hormônio testosterona em dihidrotestosterona (DHT).

O DHT causa a queda dos fios de cabelos em homens com folículos capilares sensíveis à sua ação. Mas acontece que é o mesmo DHT que atua nos estímulos sexuais. O medicamento pode interferir e provocar as disfunções.
Fonte: sidneyrezende.com.br

Agende sua consulta:
Clínica Chedid Grieco de Medicina Reprodutiva
Fone (11) 3266-7733
e-mail: chedidgrieco@chedidgrieco.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário