quinta-feira, 24 de março de 2011

Você é nervosinha?

Em entrevista a revista teen atrevidinha, a Drª. Silvana Chedid explica as variações hormonais que acontecem no período menstrual em  mulheres de várias idades, mas principalmente as adolescentes

Aborrecente? Eu?
A adolescência é uma fase de grandes mudanças que, segundo a Organização Mundial de Saúde, vai dos 10 aos 19 anos. Mas não dá para colocar toda a culpa dessa irritabilidade só nos hormônios! Esse é o alerta de Maurício de Souza Lima, médico hebiatra (especialista em adolescentes) do Hospital das Clínicas de São Paulo. Na verdade, os hormônios, nessa fase, causam uma série de mudanças físicas, que provocam as alterações no humor. E nesse pacote de mudanças está a chegada de uma nova fase com diferentes responsabilidades: "Até pouco tempo atrás a menina era uma criança e, hoje, não se encaixa direito nem no mundo infantil, nem no adulto.
O que causa certo estranhamento", conta Maurício. O médico ensina, ainda, que há uma espécie de "reformulação na arquitetura" do cérebro do adolescente. Ou seja, é como se as ligações entre os neurônios também se alterassem. Isso tem a ver com os vários estímulos que o adolescente recebe como ouvir muita música, assistir a TV, conversar no MSN e falar ao telefone, tudo ao mesmo tempo, que você sabe bem como é, né?
E quando parece que não pode piorar, surge a primeira menstruação! A ginecologista Silvana Chedid Grieco, diretora da clínica Chedid Grieco, explica que as variações hormonais que acontecem no período menstrual causam mudanças de humor em mulheres de todas as idades. São os sintomas da boa e velha TPM: inchaço nas mamas, dor de cabeça, irritabilidade, insônia, etc. "Esses fatores aparecem de maneira mais marcante nas adolescentes, porque é comum certa irregularidade menstrual logo após a primeira menstruação. Mas isso tende a se estabilizar cerca de um ano depois, quando o ciclo se regulariza."

Fonte: atrevidinha.uol.com.br

Agende sua consulta:
Clínica Chedid Grieco de Medicina Reprodutiva
Fone (11) 3266-7733
e-mail: chedidgrieco@chedidgrieco.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário