quarta-feira, 23 de março de 2011

Infertilidade masculina: entenda o que pode causar o problema

Apesar dos avanços da medicina e da genética, os problemas de infertilidade ainda atingem milhões de pessoas em todo o planeta. A dificuldade para engravidar acomete cerca de 20% dos casais e, em 40% dos casos, o problema da infertilidade está no homem.
Existem muitos fatores que podem colaborar para o problema de infertilidade masculina como, por exemplo, as causas genética e traumas
Infecções como uretrites, orquites, epididimites e prostatites; varicocele (varizes nos testículos) e os problemas imunológicos são grandes vilões da fertilidade masculina, mas, além disso, fatores externos como poluição, obesidade, consumo de drogas e álcool além de doenças sistêmicas, como diabetes, podem interferir negativamente na produção de espermatozoides.
O tratamento de doenças malignas, como câncer, também representa um importante vilão da fertilidade masculina, uma vez que quimioterapia e radioterapia podem diminuir muito a concentração de espermatozoides. Uma vez que não se pode deixar de lado a importância desses tratamentos, é indicado o congelamento de sêmen do paciente previamente a realização de quimioterapia e radioterapia em muitos casos.
Para investigar a fertilidade, é preciso fazer um exame chamado espermograma, que analisa a possibilidade de dificuldades na hora da fertilização. Por meio do exame, o sêmen é analisado no microscópio para que sejam determinadas a quantidade (concentração) dos espermatozoides, a motilidade (movimento) e a morfologia (formato).
Para o tratamento, podem ser usadas técnicas mais simples, como inseminação artificial e, em casos mais complexos, a injeção intracitoplasmática de espermatozóides (ICSI) e a fertilização in vitro (FIV).
Se existir alguma suspeita de infertilidade, o homem deve procurar um especialista e analisar quais as possibilidades. Caso não seja mais possível um tratamento, ainda existem opções como a utilização de banco de esperma ou até mesmo a doação, o importante é encontrar a melhor maneira para se construir uma família.

Fonte: www.expressomt.com.br

Agende sua consulta:
Clínica Chedid Grieco de Medicina Reprodutiva
Fone (11) 3266-7733
e-mail: chedidgrieco@chedidgrieco.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário