quinta-feira, 3 de março de 2011

Disfunções sexuias podem comprometer a gravidez

Em entrevista ao portal Delas do site IG, a Drª Silvana Chedid tira dúvidas sobre disfunções sexuais

De acordo com a Silvana Chedid, ginecologista especialista em Medicina Reprodutiva e chefe do setor de Reprodução Humana do Hospital Beneficência Portuguesa, são vários os fatores que podem causar infertilidade, inclusive aqueles relacionados à falta de libido e disfunções sexuais.

“Sabe-se que mais de 50% dos homens começa a sofrer de disfunções eréteis depois dos 40 anos. Em obesos, essa taxa pode subir para 60%, o que é um fator complicador. Por outro lado, cerca de um terço dos jovens sofre de ejaculação precoce. Quando não tratadas, essas condições podem frustrar os planos de um homem se tornar pai”, diz a ginecologista.

Com relação às mulheres, a especialista diz que “com a aproximação da menopausa, é comum a mulher sentir uma queda no desejo sexual. Como a medicina está alerta e tenta socorrer esses problemas para que as pessoas tenham cada vez mais qualidade de vida, hoje isso não é mais um fato a lamentar”.

Delas: As disfunções sexuais comprometem a gravidez exatamente por quê?
Dra. Silvana Chedid: Disfunções sexuais como a diminuição ou ausência de libido ou impotência masculina diminuem a freqüência das relações causando infertilidade.

Delas: É uma ligação matemática? Quanto menos se faz sexo, menor a possibilidade de engravidar, ou as disfunções podem estar ligadas diretamente com a qualidade do espermatozóide?
Dra. Silvana Chedid: As disfunções não alteram a qualidade dos espermatozóides, mas causam infertilidade pela diminuição na freqüência das relações sexuais.

Delas: Como é o processo para engravidar depois da menopausa?
Dra. Silvana Chedid: Através do tratamento de fertilização "in vitro" utilizando óvulos de uma doadora mais jovem. Os óvulos dessa doadora serão fertilizados com os espermatozóides do parceiro/marido da receptora e os embriões produzidos serão então transferidos para o útero da receptora.

Delas: O que mais pode atrapalhar na hora de planejar a gravidez?
Dra. Silvana Chedid: As causas de infertilidade são várias. Metade dos casos é em função de fatores masculinos e metade em função de fatores femininos. É comum a associação dos dois fatores. A idade da mulher hoje é um fator determinante na obtenção de gravidez.

Delas: Quais os tratamentos mais indicados para as disfunções mais comuns?
Dra. Silvana Chedid: Cada disfunção tem um tratamento específico. O tratamento pode ser medicamentoso ou psicoterápico:
Impotência masculina: medicamentos/ próteses penianas/ psicoterapia
Ejaculação precoce: medicamentos (antidepressivos) / psicoterapia
Ausência de libido: medicamentos/ psicoterapia
Dificuldade para atingir o orgasmo: gel para aplicar no clítoris com arginina e mentol
Vaginismo: exercícios com moldes vaginais/ psicoterapia



Agende sua consulta:
Clínica Chedid Grieco de Medicina Reprodutiva
Fone (11) 3266-7733.

Nenhum comentário:

Postar um comentário