sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

A gravidez vai dar certo?

Testes revolucionários preveem as chances de sucesso das gestações decorrentes de fertilização in vitro
01.jpg
Os mais avançados laboratórios de tecnologias de reprodução humana assistida estão voltados para a pesquisa de novos métodos para identificar os melhores embriões e o momento em que o endométrio, a mucosa que reveste o útero, está mais propício para recebê-los. Essas são as duas últimas fronteiras vislumbradas pelos especialistas para aumentar as chances de sucesso dos tratamentos de infertilidade. Atualmente, técnicas sofisticadas como a injeção de espermatozoides morfologicamente selecionados (chamada de Super-ICSI, a técnica amplia uma imagem em 6,3 mil vezes) garantem aos especialistas condições de descobrir melhores gametas masculinos para colocá-los diretamente dentro do óvulo. "A associação desse e de outros métodos já permite avançar até a fase de gerar embriões na quase totalidade dos casos", diz o especialista em reprodução humana Jonathas Soares, do Projeto Alfa, em São Paulo. O problema é que nem todo embrião obtido no laboratório consegue se fixar dentro do útero e se desenvolver até o final da gestação. Por isso os médicos estão buscando meios de selecionar o mais apto entre todos e identificar o momento mais adequado para levá-lo da incubadora para o interior do útero – esforços que aumentam efetivamente a chance de a gravidez se desenvolver até o fim.
02.jpg
FUTURO
O médico Edson Borges pesquisa substâncias que podem indicar
os embriões com maiores possibilidades de sobrevivência
Um dos recursos mais recentes para enfrentar esse desafio é o teste para avaliar o endométrio criado pelo Instituto Valenciano de Infertilidade – centro europeu com presença em 23 países. Realizado no 21º dia do ciclo fértil da mulher e antes de iniciar o tratamento, o novo exame avalia a expressão de mais de 200 genes associados à maior receptividade desse tecido ao embrião. O objetivo é determinar o momento em que o endométrio alcança as melhores condições para a fixação do embrião, uma etapa essencial para a gestação prosseguir. "Inicialmente, esse teste foi criado para mulheres que sofriam com sucessivas falhas na fase de implantação de embriões de boa qualidade, mas a tendência é de que possa ser aplicado a todas as mulheres", diz a médica Silvana Chedid, de São Paulo, que trabalha em parceria com o centro espanhol. A previsão é de que o teste comece a ser feito no País em janeiro. Outros grupos de pesquisadores também estão à procura de marcadores endometriais com a mesma finalidade.
Conhecer o metabolismo dos embriões é outra linha de pesquisa que cresce. Em São Paulo, o pesquisador Edson Borges, da Clínica Fertility, lidera um estudo que avalia o líquido que envolve o óvulo fecundado no seu processo de desenvolvimento até a fase de blastocisto, atingida no quinto dia. Até fevereiro, Borges terá concluído 1,6 mil dessas análises. "Descobrimos que a presença de algumas moléculas nesse meio de cultivo pode revelar quais os embriões com melhores chances de sobrevivência", afirma Borges. "Nossos estudos têm mostrado que é possível subir as taxas de sucesso com a transferência para o útero de um único embrião de 25% até um patamar superior a 90% em alguns casos", diz. É um passo importante para reduzir o número de gestações múltiplas. O trabalho foi patrocinado pelo laboratório Merck-Serono e ainda não foi publicado em revistas especializadas, mas é considerado um avanço por outros cientistas. A Universidade Estadual de Campinas também realiza estudos com meios de cultivo com o objetivo de elevar as possibilidades de sucesso de gravidez. "O que se espera é conseguir corrigir alterações do metabolismo do embrião adaptando esse meio de cultivo", observa o especialista Paulo Olmos, de São Paulo.
03.jpg
VIDA NOVA
Mariana acompanhou o desenvolvimento
de Yasmin quando ela era ainda um embrião
Outra forma de monitorar os embriões são as incubadoras que registram seu desenvolvimento em imagens a cada 15 minutos. O processo começa no primeiro dia para avaliar sua velocidade de multiplicação celular. Esse acompanhamento ajuda a predizer quais serão os embriões que evoluirão de maneira saudável e os que provavelmente pararão de crescer entre o terceiro e o quinto dia, em geral por causa de alterações cromossômicas (estruturas organizadas do DNA e proteínas que guardam genes). A informação é extremamente útil porque, muitas vezes, os médicos precisam transferir os embriões da incubadora para o útero antes do quinto dia. A paulistana Mariana Angelozzi se beneficiou desse recurso. "Tive dificuldade de engravidar por causa de uma endometriose grave. Mas, com apoio da tecnologia e um bom médico, consegui na primeira tentativa. Estou pronta para a próxima", diz ela, mãe de Yasmin, de cinco meses.
04.jpg
Fotos: Shutterstock; Marco Ankosqui; Kelsen Fernandes/Ag. Istoé